Semana da Cozinha Italiana em Destaque na África Central

In Italian, LNL Events, News, Restaurants by Luanda NightlifeLeave a Comment

Terminou a 26 de Novembro a Semana da Cozinha Italiana no Mundo, com o êxito de várias iniciativas organizadas em Angola e em outros países africanos, com vista a valorizar a gastronomia italiana.

Em Angola, onde o LNL foi média partner, a ICE – Agência para a internacionalização das empresas italianas, em colaboração com a Embaixada da Itália em Luanda, promoveram a realização de várias iniciativas envolvendo restaurantes, supermercados e centros de distribuição alimentar, com uma forte campanha publicitária nas rádios, na televisão e na internet.

Em particular, aderiram à iniciativa os restaurantes Café del Mar, O Fazendeiro, La Piazza, Vitruvio, Embaixada dos Sabores, Spuntino Rapido, Ciao Italia, Seven Senses, e os restaurantes dos Hotéis Alvalade, Trópico e Terminus Lobito, que durante a semana prepararam um menu especial com pratos típicos italianos, com um maior destaque às massas e às pizzas. Aderiram também as geladarias Gelati e Tany & Jacy, propondo alguns sabores típicos da Itália. Os restaurantes registaram a sala cheia durante todos os dias da semana.

A iniciativa contou com a presença de mais de mil visitantes, que participaram nas degustações dos pratos presentes nos menus especiais.

Nos supermercados Casa dos Frescos, Shoprite e Intermarket, foi efectuada a promoção de produtos italianos, com a exposição de novos produtos e descontos dos 10 aos 20%.

A iniciativa serviu também para aproximar os restaurantes das empresas importadoras de produtos alimentares italianos, que puderam estabelecer os primeiros contactos e começar com o processo de distribuição de produtos italianos aos restaurantes.

Na Huíla, com a colaboração da FAO e Slow Food, foi desenvolvida uma actividade de formação sobre uma alimentação saudavel com frutas e horticolas locais, dedicada às crianças na cidade da Humpata, onde foi efectuada também uma degustação de pizza e outros produtos italianos.

Na República Democrática do Congo, foram também desenvolvidas várias actividades, com o foco principal na capital, Kinshasa, onde foi efectuada uma forte campanha publicitária nas rádios e na televisão, promoção da culinária italiana em programas televisivos e em restaurantes da capital, e menu especial em alguns restaurantes, em particular nos restaurantes A Casa Mia e Limoncello.

Nos supermercados City Market, Kin Mart, Express, foi efectuada a promoção de produtos italianos, com cantos dedicados e alguns descontos.

A Senhora Godé Muvaro, famosa cozinheira e jornalista televisiva, apresentou um programa especial sobre a preparação da pizza e da massa “all’amatriciana”, realizado na cozinha do restaurante A Casa Mia e veiculado pela televisão e internet.

A Senhora Godé Muvaro preparou também ao vivo a massa “all’amatriciana” durante o seu programa televisivo culinário “Tous à table!”.

Actividades similares foram desenvolvidas na República do Congo, com o envolvimento da chef italiana de origem congolesa, Senhora Victoire Gouloubi. Neste país, houve também o envolvimento da Associação de Cozinheiros do Congo, e de estudantes das escolas hoteleiras, que puderam participar em breves actividades de formação sobre a preparação de alguns pratos típicos italianos. Aderiram à iniciativa também 5 restaurantes locais, dentre os quais os restaurantes Mami Wata e O Symphatic, o restaurante La Terrasse do hotel Edmon e os restaurantes das cadeias hoteleiras Radisson e Pefaco, enquanto os supermercados Park’n’shop e Casinò puderam dedicar um corner aos produtos italianos comercializados no local. As iniciativas em Brazzavillle tiveram uma grande cobertura da mídia local, que exaltou os eventos nos próprios meios de comunicação.

Aproveitou-se a ocasião da Semana da Cozhina Italiana para desenvolver-se iniciativas também em São Tomé e Príncipe, onde os restaurantes Mucumbli, Club Santana Resort e O Pirata puderam preparar um menu especial com destaque aos pratos típicos italianos, incluindo algumas iguarias com especiarias locais. Em particular, o Club Santana Resort utilizou na preparação dos pratos o chocolate produzido localmente pelo empresário italiano Claudio Corallo.

A Semana da Cozinha Italiana teve portanto um grande impacto nesta região africana pela primeira vez, na expectativa que em Novembro 2018 mais locais em mais países possam aderir à iniciativa.

Comments

comments