Sangano

In Acessível / Affordable $, Angolan, Mediano / Average $$, Recipes, Restaurants, Sangano, Street Food by Luanda NightlifeLeave a Comment

Uma praia calma e sem grande agitação. Noites cálidas, noites de sabores e tranquilidade.

“O marisco de Sangano tem fama, mas aqui a lagosta é a rainha. Nos restaurantes à beira-mar ou na aldeia de pescadores junto à praia, é o prato obrigatório. Uma dica: quando chegar, de manhãzinha, encomende logo o seu almoço e reserve lugar para determinada hora. Assim evitará longas filas e uma espera interminável.

O potencial de sabores destes mares é enorme. Para além de lagostas e das quitetas que as crianças desenterram da areia molhada, é também possível comprar peixe acabadinho de sair do mar. Dá para levar para casa, dá para comer ali mesmo, grelhado. Um paraíso para quem gosta de comida boa e barata, simples e fresca.

Para além do pitéu, tem “o resto”. Sangano é irmão de Cabo Ledo, um pouquinho mais a sul. Aqui, a agitação durante o dia é maior, mas a essência é a mesma: sol, mar, alheamento. Casuarinas e coqueiros pontilham Sangano de sombras frescas. O extenso areal convida a longos passeios. E o mar, à prática de desportos aquáticos e mergulho.”

Leia o resto do artigo no Rede Angola.

Arroz de Lagosta (talvez à moda de Sangano)

Ingredientes: água do mar; uma lagosta com cerca de 500 gramas; óleo de palma; uma cebola; dois dentes de alho; um ramo de coentros; um caombo, porque “caombo é que pica”; três tomates; 200 gramas de arroz; leite de coco; sal, pimenta e açafrão ao gosto; meia chávena de chá de gengibre em pó.

Na cozinha: Coza as lagostas em água do mar. Em seguida, descasque-as, tire as tripas e corte-as em pequenos pedaços. Numa panela à arte, doure a cebola cortada em rodelas finas, junto com o alho e o caombo picado. Depois de uns minutos, junte o tomate em rodelas, o leite de coco, o óleo de palma, a pimenta, coentros, açafrão e gengibre. Adicione a lagosta e deixe ferver em lume brando. Junte quatro chávenas de chá de água e, quando ferver, adicione o arroz. Depois de pronto, polvilhe com coentros picados.

Leave a Comment