Pátio Luanda do Morro Bento: Restaurante, Espaço de Eventos e Mais

In Restaurants by Luanda NightlifeLeave a Comment

Publireportagem | Sponsored Content

Aberto há sensivelmente 4 anos, o Pátio Luanda é para muitos um lugar incontornável no Morro Bento, principalmente devido ao seu espaço de eventos e às diversas festas, noites temáticas, concertos e casamentos que lá ocorrem. Entretanto, para muitos outros, o Pátio é conhecido como um restaurante amplo aberto para todas as refeições do dia, onde o chef angolano Rui Sá faz as honras da casa com uma carta familiar e porções mais que generosas.

Localizado numa das principais artérias do Morro Bento, a Avenida Pedro de Castro Van-Duném Loy, e com fácil acesso à Avenida 21 de Janeiro (Estrada do Rocha) e à Estrada da Samba, o Pátio Luanda é um restaurante multi-facetado que contem dois pisos com dois ambientes distintos, uma pastelaria, um espaço de eventos, quartos para alugar (normalmente usados como apoio a casamentos), e uma piscina para uso dos hóspedes.

Durante as manhãs serve o pequeno-almoço; ao almoço, os trabalhadores da zona que têm um pouco mais de pressa aproveitam o prato do dia ou o buffet, enquanto que os que têm o luxo de tempo dirigem-se para a sala no piso superior e fazem uso do menu a la carte. Aos jantares desaparece o buffet e as atenções viram-se todas para a carta, que para o chef Rui Sá é um dos pontos fortes da casa.

Uma refeição no Pátio Luanda do Morro Bento

Hora do almoço. Escolhemos a sala principal do restaurante, localizada no 1° piso, para ter a nossa refeição. Optamos por uma mesa ao pé da janela. Como sempre acontece em restaurantes onde o Rui Sá é o chef, deixamos a refeição nas suas mãos. Ele seria o nosso guia gastronómico.

Iniciamos as hostilidades com o Cocktail de caranguejo com manga marinada em gengibre e servido num copo de martini. Toques da casa. Foi uma interessante junção de sabores – o caranguejo combina muito bem com a manga e o ligeiro sabor a gengibre foi bem pensado – e uma boa forma de abrir o apetite. O prato (ou copo) é completado por alface desfiado e molho cocktail.

Continuando na onde de mariscos, foi-nos depois servido a Salada camponesa com lagosta e vinaigrette de laranja, uma das entradas mais solicitadas do restaurante. Segundo o chef, o vinaigrette de laranja serve para adicionar abrilhantar o paladar e contrastar com os sabores mais leves da salada, composta maioritariamente por legumes salteados: beterraba, beringela, pimentos, cebola, e courgette – e ginguba para aquela textura crocante.

Satisfeitos pelas entradas, avançamos para o próximo capítulo: os pratos principais. Começamos com o Bacalhau à lagareiro, uma das especialidades da casa e a maior porção de bacalhau que alguma vez já vimos em Angola. Para alguns, será uma porção demasiado grande para apenas uma pessoa. Para outros, como um dos sócios do LNL, o prato voltou para a cozinha limpinho.

Outra opção recomendada pelo chef é a Espetada de lagosta: pedaços de tomate, cebola e lagosta grelhados no espeto e servidos com batata frita e molho tártaro a moda da casa.

Mas para os carnívoros, uma das opções mais solicitadas é o Bife na pedra. O lombo, tenro e de boa qualidade, e trazido à mesa ainda cru, com sal grosso, pimenta, azeite, e outros condimentos. Cabe a si temperar e “grelhar” o bife a seu gosto.

Mas talvez a principal supresa para nós no menu foi a Francesinha. Não estávamos mesmo à espera. Falta de conhecimento nosso, porque o chef diz que é um dos pratos mais populares do restaurante. Dá para ver pelo tamanho e pela consistência deste clássico da cozinha portuense que a Francesinha do Pátio Luanda não é para malta com pouco apetite.

Outros serviços

Para além de restaurante, o Pátio Luanda é também conhecido como um versátil espaço de eventos que tem a particularidade de incluir nos seus serviços quartos para hóspedes e piscina. Entre os eventos mais regulares aqui são festas de crianças, casamentos, noites de stand-up comedy, e concertos intimistas.

Pátio Luanda do Morro Bento

Contacto para reservas: 941 180 424
Localização: Av. Pedro de Castro Van-Dunem, Morro Bento | A poucos metros da Academia BAI
Preço: Acima da média


English version coming soon

 

Leave a Comment