Breves notas sobre uma degustação memorável no Restaurante Mulemba

In Angolan, Features, Hotels, Mediano / Average $$, Restaurants, Samba by Luanda NightlifeLeave a Comment

Publireportagem | Sponsored Post

English version coming soon

Na passada semana, a convite do director do Executive Hotel Samba, tivemos oportunidade de degustar os novos pratos que compõem a carta do Mulemba, o restaurante do hotel. O Executive Hotel Samba situa-se na sempre bastante congestionada estrada da Samba, sendo possivelmente conhecido de todos os que diariamente têm de percorrer aquele percurso. Conhecido, sim, mas infelizmente pouco visitado.

O Executive Hotel Samba pertence ao Grupo Cosal, o mesmo grupo hoteleiro que detém o Resort Pululuka, no Lubango, inquestionável em beleza e qualidade, bem como a Roça das Mangueiras no Mussulo, provavelmente o melhor resort da Ilha, e o La Rochelle Safari Resort, na Namibia. Tal como nas outras propriedades do grupo, é evidente o bom gosto na decoração do espaço.

Apesar disso, o restaurante Mulemba acaba por se ressentir da fraca mediatização do hotel. Contudo, é, para alguns, um segredo muito bem guardado. Apesar de pouco conhecido, o que se tem reflectido também na sua baixa taxa de ocupação, revelou-se uma agradável surpresa durante esta degustação, tanto pela qualidade dos pratos, como pela sua variedade.

A decoração do restaurante, com inspirações e tons castanhos e bege e várias peças de design em madeira, apresenta-se discreta. Mas há vários apontamentos que dão alegria à sala, como as flores no seu interior. Não podemos deixar de apontar a necessidade de tornar a sala mais alegre, apelativa e luminosa, aproveitando as obras de arte e peças de design já existentes no restaurante.

O Luanda Nightlife foi simpaticamente recebido pelo Director da unidade hoteleira, Nuno Moura Santos, e pela sua equipa, que durante a noite acompanharam a degustação e tiveram o cuidado de proceder a uma breve introdução de todos os pratos seleccionados, demonstrando o cuidado com que o restaurante se preparou para esta apresentação.
 
Durante a nossa conversa com o Director, pudemos concluir que tanto o hotel como como o restaurante se encontram em fase de mudança, tanto no seu menu, como na sua organização interna, apostando num novo visual para este espaço de forma a atrair clientes de todos os quadrantes.
 
O nosso jantar começou com o habitual couvert, composto por pão, tostas, azeitonas, patés e azeite com vinagre balsâmico, seguido por uma trilogia de entradas: almôndega recheada com melão e tomate, salada de bacalhau e pimentos, e tortilha com ovo. Foi logo neste início da refeição que percebemos a importância que a cozinha do Mulemba põe na apresentação de cada prato. A almôndega recheada, por exemplo, é servida por cima de uma única rodela de tomate e coroada com um pedaço de melão, no palito. É uma interessante junção de sabores. 

O couvert

Almôndega recheada com tomate e melão

Já a salada de bacalhau com pimentos e a tortilha de ovo apresentam um empratamento que demonstra o melhor ingrediente de cada composição. O ovo cozido da tortilha é particularmente vistoso. E com a salada de bacalhau, os olhos comem antes da boca…

Salada de bacalhau e pimentos

Tortilha de ovo

Durante as entradas foi nos servido um cocktail de vinho do porto branco com água tónica e hortelã, bastante em voga na Europa, servido em copo alto. Os interessados poderão apreciar futuramente no restaurante.
 
Como pratos principais durante a degustação foram servidos um magret de frango recheado com gimboa acompanhado por batata, seguido pelo tornedó de atum com crosta de presunto e camarão; e por fim, delícias de novilho com porto sobre tortilha de batata. O magret de frango foi uma verdadeira novidade, todo ele preparado com ingredientes locais, onde salientamos o excelente uso da gimboa. Vemos esta folha com cada vez mais frequência nos restaurantes da cidade. 
Repare na apresentação do prato:

Magret de frango recheado com gimboa e batata

 
O tornedó de atum com presunto e camarão, servido por cima de uma cama de polenta, foi um dos pratos mais apreciados da noite. É raro vermos peixe devidamente cozinhado nas cozinhas dos restaurantes locais, onde a tendência é cozer demasiado o peixe ao ponto da sua humidade natural desaparecer. Aqui, o atum tinha um saboroso e tenro interior, muito mal passado, de modos a acentuar o seu gosto natural. Bravo.

Atum com presunto e camarão

O novilho sobre tortilha de batata foi uma das beldades da noite, não só pelo empratamento como também pelo naco de novilho grelhado no ponto e pela deliciosa tortilha de batata. O ovo, com a gema quase crua, completou o prato.
Não podemos deixar de destacar a excelente escolha de vinhos para esta degustação, onde pudemos apreciar o vinho branco Tons, proveniente do Douro, que acompanhou lindamente os pratos mais leves da noite. 
 
Para sobremesas foram servidas uma tarte de mamão com chocolate picante e uma surpresa de chocolate com physalis, ambas saborosas. Seriam ainda melhores se o menu de degustação não nos tivesse derrotado; já não deu para terminar as sobremesas por falta de espaço nos nossos estômagos. 

Tarte de mamão

 

Surpresa de chocolate

A cozinha do restaurante, pela mão de um chef angolano, o Sr. Faustino, e um sub-chef da mesma nacionalidade, prima pelo sabor e pelo rigor no empratamento e a cuidada apresentação de cada obra gastronómica que sai da cozinha, demonstrando dedicação e perícia.
 
Durante este evento, não podemos deixar de assinalar o cumprimento de todas as regras e formalidades que devem primar no bom atendimento ao cliente. Desejamos que todos os clientes deste espaço recebam o esmero, atenção e simpatia com que os membros da equipa do LNL e convidados foram brindados no decorrer desta noite.
 
Relembramos que este estabelecimento hoteleiro aderiu ao nosso evento Angola Restaurant Week, razão pela qual o público poderá, em breve, experimentar algumas desta iguarias, com preços bastante acessíveis.
 
O LNL agradece ao Executive Hotel Samba o convite que nos foi dirigido e a simpatia com que somos recebidos, desejando os maiores sucessos nesta nova etapa.

Equipa do restaurante Mulemba

Restaurante Mulemba, Executive Hotel Samba
Estrada da Samba, ao lado das antigas oficinas da Hyundai
Reservas: +244 949 167 150

Comments

comments