Catumbela

In Acessível / Affordable $, Angolan, Bars, Catumbela, Features, Praia by Luanda NightlifeLeave a Comment

Um artigo de Pedro Cardoso do Rede Angola, parceiros de mídia do LNL

Já entrou na Catumbela? Catumbela vila-cidade mesmo, não só a que fica na passagem entre Lobito e Benguela à sombra da Cassequel. A terra que em tempos serviu de porta para o interior angolano é um lugar fantástico a descobrir. Ali, onde o rio com ponte nova conta histórias de escravos, comerciantes e açúcar.

Alto Catumbela

Então, a Catumbela é lugar conhecido. Tem um Aeroporto Internacional, uma ponte majestosa inaugurada com pompa, circunstância e holofotes presidenciais. E é ponto intermédio na estrada entre o portuário Lobito e a capital Benguela.  A identidade da cidade que guarda o nome de vila, Vila da Catumbela, é, no entanto, algo desconhecida pelos turistas que visitam uma das províncias mais queridas dos angolanos. Vamos então à Catumbela.

O nome Catumbela vem de um soba que ali vivia. Quitumbela era o seu nome. Vivia com o seu povo, os Ndombe, na margem esquerda do rio, junto a pântanos. Do outro lado da linha de água famosa pelos seus jacarés enormes, viviam agricultores de Quissanje, Cahula e Hanha. A história de resistência dos Ndombe aos apetites coloniais portugueses foi heróica. Entre 1618 e início do século XIX, a povoação original resistiu a todas as tentativas de conquista.

Catumbela1

E uma dica roubada ao Reginaldo Silva no seu Morro da Maianga: goste ou não de birra, quando passar pela Catumbela, não deixe de ir ao bar do Vargas onde, dizem, se serve o melhor fino de Angola! Uma verdadeira instituição, portanto, e a nossa sugestão para comer e beber.

Leia o resto do artigo no Rede Angola.

Leave a Comment