LNL Internacional: Le Bernardin

In American, International, LNL Internacional, Puxado / Upmarket $$$, Restaurants by Luanda NightlifeLeave a Comment

Luz, movimento, barulho… De facto, a energia flui permanentemente na cidade que nunca dorme. O LNL Internacional pousa, desta vez, em Nova Iorque.

Gozando de uma bagagem cultural riquíssima, a cidade é também uma referência no mundo gastronómico, acolhendo vários estabelecimentos conceituados mundialmente, tal como o Per Se, Eleven Madison Park, Daniel, dentre outros.

E por ser mais que uma paixão, aliás, por comida ser o nosso vício, seria impossível não explorarmos este aspecto da cidade. Como resultado desta aventura, dividimos com vocês a experiência que vivemos num dos melhores restaurantes do mundo.

Falamos do Le Bernardin, um estabelecimento que goza de 3 estrelas Michelin e posicionado no 18° lugar do 50 Best Restaurants, os dois rankings gastronómicos mais referenciados internacionalmente.

O restaurante situa-se no 155 W 51 Street, apenas a alguns quarteirões da famosa Times Square. A entrada é coberta por um toldo que nos remete aos estabelecimentos comerciais na Europa dos tempos idos. A reforçar este tema, o acesso é feito por uma porta giratória.

À entrada, fomos logo abordados por uma simpática recepcionista, que se ofereceu de imediato a guardar os nossos casacos (e já agora, convém mencionar que o restaurante recomenda, no acto da reserva, que os cavalheiros usem blazers durante o jantar). Com a situação encaminhada, fomos levados ao chefe de sala, que rapidamente identificou a reserva e pediu para aguardarmos pela nossa mesa no lounge.

Após alguns minutos, sem tempo suficiente sequer para pedirmos uma bebida, fomos direccionados à nossa mesa. O salão tem um ambiente moderno mas simplista, com arranjos florais e um quadro de fundo como pontos focais da sala. A luz é reduzida mas se faz sentir, proporcionando uma “ambience” versátil, apropriada tanto para negócios tanto para romance.

O Le Bernardin apresenta 3 propostas de refeição, das quais apenas uma não toma o formato de menu de degustação. No entanto, este menu tem também um preço fixo (140 USD) e é composto por duas entradas (quente e fria), o prato principal e uma sobremesa, com a vantagem da possibilidade da escolha de cada um destes. Esta foi a nossa opção para o jantar. Os pratos escolhidos seguem (depois do amuse bouche):

LB Amuse Bouche

Entradas Frias

Truta com molho misu de citrinos

Caranguejo com couve-flor

LB Caranguejo

Entradas Quentes

Lagostins

LB Lagostins2

Pratos Principais

Terra e Mar com atum e bife wagyu

LB Wagyu3

Peito de Pato crocante

LB Peito Pato3


Sobremesas

Avelã e pralina

LB Avelã
Chocolate de leite amargo


As entradas apresentaram uma interpretação muito diferente de sabores familiares. Poderiamos facilmente afirmar que nunca tivéramos provado os ingredientes caso não soubessemos do que se tratava.

O bife wagyu é facilmente o melhor pedaço de carne que já comemos e as sobremesas estão num padrão claramente superior ao habitual, incluindo ingredientes como lâminas de chocolate temperado, gingubas cristalizadas e pipocas caramelizadas.

Tudo isso foi regado com um cocktail da casa feito com espumante, o Pear and Riesling Spritz. Infelizmente, em termos de cocktails, o menu de bebidas foi um tanto quanto decepcionante. Por outro lado, a carta de vinho é vasta e de óptima qualidade.

Para além destes, tivemos ainda dois outros presentes, um amuse-bouche: batatas com ovas de truta, linguado e flan de perca do mar; e um bônus: polvo grelhado com molho de alcachofra (nas fotos directamente em baixo deste parágrafo) como um pedido de desculpas por termos encontrado algumas espinhas na truta de entrada. E para terminar, fomos brindados com guloseimas deliciosas para acompanhar o café.

LB Polvo

O atendimento é muito profissional e atencioso, embora desprovido daquela simpatia e calor que dão um à vontade extra aos convidados. A comida é excelente e a experiência única. Fomos testemunhar o que faz este restaurante permanecer na nata gastronómica, e a conclusão é que toda a glória é perfeitamente merecida. Estamos totalmente de acordo com a sua fama e por isso recomendamos.

LB Drinks

English version coming soon.

Leave a Comment