Espaço Luanda: Para além da restauração

In Angolan, Brazilian, Features, Portuguese, Puxado / Upmarket $$$, Restaurants, Steakhouse, Talatona by Luanda Nightlife3 Comments

Publi-reportagem | Sponsored Content

Aberto há quatro anos, o Espaço Luanda é hoje um dos mais concorridos restaurantes de Talatona, conhecido principalmente pela sua forte oferta de carne de alta qualidade. Mas a atractividade do Espaço vai para além da restauração: é também um centro de formação, devido a sua parceria com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona, e um local onde a arte e cultura angolana é promovida, seja pelas constantes exposições de esculturas e pinturas, ou ainda pela música ao vivo de quinta-feira a sábado, todas as semanas. O Espaço Luanda tem ainda outra particularidade interessante: mesmo em tempo de crise, continua a contratar jovens competentes e ainda não teve de despedir alguém por falta de clientela. Antes pelo contrário…

Espaco Luanda Entrance

O Espaço

Espaco Luanda Interior Movement

Descontraído, bem decorado, amplo e agradável, o Espaço Luanda está localizado em frente ao novo complexo administrativo de Talatona, onde está sediado o Ministério de Administração do Território, numa rua conhecida como Rua do MAT. A sala interior é uma das maiores da cidade, albergando mais de 100 pessoas; é sempre fácil acomodar grupos grandes e tanto o ambiente como o espaço são apelativos para reservas de grupos. Num dos cantos da sala está montado um palco onde já tocaram nomes como Paulo Flores e Mayra Andrade, mas onde também sobem jovens talentosos do promissor mercado angolano. Perto do bar e da área de espera encontrará a porta que dá acesso à confortável esplanada; importa realçar a existência de um parque de estacionamento privado vigiado, para a comodidade, conforto e segurança dos que visitam este lugar.

Espaco Luanda Esplanada1

A aposta na formação

Uma das principais características do Espaço Luanda é que quase toda equipa é constituída por estudantes da Escola de Hotelaria e Restauração, localizada por trás do restaurante. De facto, o restaurante e a Escola partilham a mesma cozinha, que é usada para a formação dos estudantes. É, por isso, totalmente normal ser servido algo por um estudante que outro estudante cozinhou, sob a direcção do chef Celestino Fernandes.

Somos apreciadores do atendimento do Espaço Luanda. Começa logo no momento em que entramos para o restaurante, onde somos recebidos por duas raparigas que tratam de levar-nos a nossa mesa. Os jovens são profissionais mas descontraídos, e procuram ser rápidos na execução dos seus trabalhos. A comunicação entre eles é uma constante: quando o gin tónico está quase a acabar, vem logo alguém a mesa para saber se queremos outro. Reparamos também os garçons sabem descrever os pratos da cozinha bem como os vinhos, algo ainda um tanto quanto anormal em Luanda.

A Gastronomia

Pao e enchidos Espaco Luanda

Apesar do principal foco do Espaço Luanda ser a carne grelhada, o restaurante tem um dos menus mais diversificados e extensos que já vimos aqui na capital, dividido em várias secções, incluindo aperitivos, tábuas de presunto, enchidos grelhados e queijos, sopas e saladas, carpaccios, peixes e mariscos, e massas. Tem também um pequeno menu infantil e diversas sobremesas.

Mas é na carne que está o grande trunfo do Espaço Luanda. Entre as suas escolhas tem cortes conhecidos como o fillet mignon, entrecote, acém, alcatra, o famoso T-bone e o ribeye, bem como carne maturada, como a vazia e o fillet mignon. A carne pode ser grelhada na brasa ou frita, servida com ou sem molho, ou mesmo grelhada na pedra em frente de si. A picanha na pedra é um dos pratos mais requisitados aqui. Uma das mais recentes novidades do Espaço é o Fondue, que oferece ao degustador a oportunidade de cozinhar a sua carne no tacho.

Todas as carnes são servidas com “batata especial” e “arrozinho de feijão”.

Há, contudo, certos pratos que se destacam e que merecem o seu interesse. Comece com o Creme de lagosta, servido com dois pedaços do crustáceo (2.600 AKZ), ou um delicado carpaccio de polvo (3.500 AKZ); as Tiras de choco crocante (3.600 AKZ), uma interpretação do chef do nosso conhecido choco frito, é outra opção acertada. Entre os peixes, o Bacalhau com broa servido dentro da carcaça da broa, acompanho por legumes e batata (4.950 AKZ), é particularmente saboroso.

Creme de Lagosta Espaco Luanda

Creme de lagosta

Carpaccio de polvo Espaco Luanda

Carpaccio de polvo

Tiras de choco Espaco Luanda

Tiras de choco crocante

Bacalhau com Broa close-up Espaco Luanda

Bacalhau com broa

Se estiver com desejo de massas, recomendamos num piscar de olhos a Pasta semba, uma mistura de massa fina com camarões, ameijoas, molho de tomate e manjericão.

Pasta Semba

Pasta semba

Para os assumidamente carnívoros, não tem como ignorar uma das principais estrelas da casa, o T-bone steak. São 600 gramas de carne de alta qualidade; o preço de 8.900 AKZ sugere uma refeição para ocasiões especiais ou para os mais apaixonados apreciadores deste corte. Se estiver numa onda de partilha, das melhores maneiras de pôr a prova a cozinha do restaurante é pedido o Misto terra e mar, para duas pessoas (15.500 AKZ): contém polvo, gambas, lagostas, peixe, picanha, acém. Para os que não são apreciadores de carne vermelha, a Espetada mista do mar para duas pessoas (12.500 AKZ) é mais que tentadora.

T Bone Espaco Luanda

O T-bone do Espaço Luanda

Misto Mar Terra Espaco Luanda

Misto Terra & Mar

Espetada do Mar 1 Espaco Luanda

Espetada do mar

O Espaço Luanda já é bastante conhecido pela sua Picanha na pedra (5.500 AKZ para uma pessoa, 9.950 AKZ para duas), mas ainda poucos conhecem o Fondue (preços variam entre os 16.500 AKZ para o Fondue de carne de novilho a 20.300 AKZ para o Fondue de carne, marisco e peixe). Concebido para duas pessoas, é uma maneira divertida de cozinhar no conforto da sua mesa.

Picanha na pedra Espaco Luanda

Picanha na pedra

Fondue Espaco Luanda

Fondue de carnes e marisco

Nenhuma refeição deve acabar sem um momento doce. Para terminar com uma memória agradável, porque não um Apple crumble, ou o sempre recomendado Brownie com gelado? Do nosso lado, o que mais gostamos de pedir são os Churros, e achamos que o Espaço Luanda é o único restaurante na cidade que os sirva.

Apple Crumble Espaco Luanda

Apple crumble

Brownie com Gelado Espaco Luanda

Brownie com gelado

Churros Espaco Luanda

Os churros

Aos sábados, o restaurante serve pratos tradicionais angolanos; de segunda a sexta, aos almoços, tem a possibilidade de escolher o conhecido Menu Kamba por 4.000 AKZ. Este menu executivo inclui couvert, prato principal de peixe ou carne, sobremesa, e um refrigerante ou cerveja. Alternativamente, pode também optar por almoçar no refeitório do Espaço Luanda, aberto ao público operado em parceria com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona; aqui, o almoço custa 2.100 AKZ, é servido por estudantes e inclui o prato principal e uma bebida. O acesso é feito pela Escola, atrás do Espaço Luanda.

De realçar que o Espaço Luanda foi um dos restaurantes que mais menus vendeu durante o Angola Restaurant Week 2015.

O que beber?

Este restaurante tem uma lista de bebidas e vinhos é extensiva. Cervejas, aperitivos, mais de 10 marcas de gin, vodkas, runs, e uma série de digestivos de diversas qualidades. Entre os vinhos, é clara a preferência de vinhos portugueses.

Ao sair…

Passe pela sala reservada a venda de pinturas, esculturas e outras peças de arte; para uma experiência um pouco diferente, vá às sextas e aprecie música ao vivo na sala interior.

Espaço Luanda

Reservas: + 244 928 314 680
Espaço Luanda no Facebook


Opened four years ago, Espaço Luanda is one of Talatona’s most popular restaurants and is primarily known for their quality meat selection. But the restaurant’s attractiveness goes beyond the business of selling food: it’s also an educational center thanks to its partnership with the Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (Talatona Hotel and Restaurant School), and a place where Angolan art and culture is actively promoted thanks to their permanent exhibitions and live music weekly from Thursday to Saturday. Espaço Luanda has another thing going for it: even during the current economic crisis, it continues to hire competent young staffers and has yet to fire anyone due to lack of customers. On the contrary…

Laid back, well decorated, spacious and airy, Espaço Luanda is located in front of Talatona’s new governmental complex, which hosts the Ministério de Administração do Território on a road known as Rua do MAT. The interior dining room is one of the largest in Luanda, easily fitting over 100 people; they’re used to hosting large groups and the restaurant itself is among the best for group functions. On one of the corners of the room you’ll see a small stage that’s hosted the likes of Paulo Flores, Mayra Andrade and countless promising Angolan voices; next to the bar and waiting area is the door that leads you to the comfortable outdoor seating area. It’s also worth pointing out that Espaço Luanda has a large, secure private parking area, for your added safety.

A Focus on Training

One of Espaço Luanda’s main characteristics is that most of its staff is made up of students from the Talatona School of Hotels and Restaurants, located behind the restaurant. In fact, the restaurant and School share the same kitchen, which is used by the school for hands-on academic training. It’s therefore quite normal to be waited on by a student while your meal is being prepared by another student, under the guidance of in-house chef Celestino Fernandes.

We’re fans of Espaço Luanda’s service. It starts from the moment you enter the restaurant, where we’re usually received by two hostesses, one of which leads us to our table. The young servers are professional and laid back; they try to be quick with your orders, constantly communicating with each others so that when you gin tonic is almost done, they’re already by your side asking if you want another. It’s also noticeable that they can easily describe the items on the expansive menu, both dishes and wines, which is still something of a rarity in Luanda.

The Food

Although Espaço Luanda’s main focus is grilled meat, the restaurant has one of the most diverse menus you’ll find in the city, divided into several sections including appetizers, cheese and cured meat platters, soups and salads, carpaccios, fish, seafood, and pastas, among others. They also have a kids menu and several desserts.

But, lets face it: the unescapable reality is that many people go there for the meat. Among the most popular cuts are filet mignon, entrecôte, sparerib, rump steak, their famous T-bone and the ribeye, as well as aged steaks such as the sirloin and the filet mignon. Diners can order their meat flame-grilled or pan-fried, with or without sauce, or even grilled on a hot stone at your table. The “Picanha na Pedra” – one of Brazil’s tastiest cuts of meat, which you then grill on a hot stone – is among the most popular dishes here. The fondue, on the other hand, is one of the newest additions to the menu and is slowly gaining in popularity.

All steaks are served with house fries and a side of beans in rice.

There are, however, several other entrées that are worthy of your attention. Start with the Lobster Cream Soup, served with two lobster tails (2,600 AKZ), or a delicate octopus carpaccio (3,500 AKZ); the Crispy cuttlefish (3,600 AKZ), the chef’s interpretation of the traditional Luanda staple known in the streets as choco frito is another smart choice. Among the fish dishes, the Cod with broa, served inside a bread bowl along with sautéed legumes and potatoes (4,950 AKZ), is particularly tasty.

If you’re in the mood for pasta, we’d recommend the Pasta semba in a heartbeat; it’s a flavorful mixture of noodles, shrimp, mussels, tomato sauce and basil.

For the unashamedly carnivorous among you, or if you’re just curious, there’s no way to ignore one of the house specialties: the T-bone steak. It’s 600 grams of high-quality meat; the 8,900 AKZ price tag means that it’s best to wait for special occasions or a real love of steak. Large groups or couples who like to share should consider ordering the generous Surf and Turf platter for two (15,500 AKZ): it includes octopus, prawns, lobster, fish, picanha, and sparerib. For those who prefer not to eat red meat, the Seafood Skewer for two (12,500 AKZ) is a delicious alternative.

Espaço Luanda is well-known for their Picanha na pedra (5,500 AKZ for one and 9,950 AKZ for two), which gives you the possibility to cook your picanha to your liking on a hot stone at your table. The Fondue however (prices vary from 16,500 AKZ for the steak fondue to 20,300 AKZ for the steak, seafood and fish option) is much less well-known, but equally if not more satisfying for those who enjoy the experience of cooking their own food at a restaurant.

No meal is complete without something sweet in the end. To end on a high note, why not try their Apple crumble, or the always recommended Brownie with ice cream? We tend to go with the Churros, as we’re huge fans; this is probably the only restaurant in Luanda that serves them.

On Saturdays the restaurant also serves traditional Angolan cuisine; from Monday to Friday, during lunch, you can order their Menu Kamba for 4,000 AKZ. It includes courvert, main course (meat or fish dish), dessert and a drink (soft-drink, beer or water). Alternatively you can opt to have a meal at the Dining Hall (refeitório in Portuguese) – it’s operated in partnership with the Talatona Hotel and Restaurant School and open to the public. At the Dining Hall, lunch costs 2,100 AKZ, is served by students and includes both the main course and a drink. Enter through the School, behind Espaço Luanda.

It’s worth mentioning that Espaço Luanda was one of the restaurants that sold the most meals during Angola Restaurant Week 2015.

What to drink

This restaurant has quite the extensive drinks menu. Beers, aperitifs, over 10 brands of gin, numerous vodkas, rums, digestifs and even the high end stuff. Among the wines you’ll notice a clear preference for the Portuguese variety.

As you leave…

Do have a look at the art room, located between the entrance and the main dining room, and peruse the paintings, sculptures and other works of traditional Angolan art. For a slightly different experience at Espaço Luanda, go on a Thursday, Friday or Saturday to enjoy the live music.

Comments

comments