Brasserie Bento: o melhor da gastronomia francesa em Luanda

In French, Morro Bento, Puxado / Upmarket $$$, Restaurants by Luanda NightlifeLeave a Comment

Publi-Reportagem | Sponsored Post

Click here for English

Situado em pleno Morro Bento, nas imediações da Clínica Multiperfil, o Brasserie Bento é um pequeno pedaço de França em Angola; é um oásis de bom gosto, sustentabilidade e elegância, onde o amor pela culinária francesa é evidente a cada garfada. Aberto em Março de 2017, esta Brasserie já conseguiu conquistar o seu espaço entre a cada vez mais exigente comunidade local, sendo bastante concorrido aos fins de semana não só pela sua cozinha como também pelo seu ambiente. Porque na verdade, o Brasserie Bento é mais que um restaurante: é um espaço multi-usos com piscina, bar, lounge e hotel.

Desde já, surge a pergunta: mas o que é uma brasserie, afinal? Nas palavras do restaurante:

Na França e no mundo francófono, uma brasserie é um tipo de restaurante francês com um ambiente descontraído, que serve pratos simples e outras refeições. A palavra brasserie é também francesa para “brewery” e, por extensão, “o negócio de cerveja”. O que é Brasserie Bento? É uma típica brasserie francesa com um toque africano. Um ótimo lugar em Luanda, onde pode desfrutar de cozinha francesa requintada, dos excelentes vinho francês, dos cocktails surpreendentes, e pode ainda passar um dia relaxante perto da piscina.

Mas esta do Morro Bento é uma brasserie especial: para além do descrito acima, há também noites de música ao vivo, em que predominam ritmos suaves em concertos intimistas e acústicos; é possível alugar o espaço para eventos privados; e aos fins de semana, é um sítio ideal para levar os pequeninos à piscina.

O Espaço

Ao entrar para o recinto da Brasserie, ficará logo mais descansado(a) ao perceber que o espaço tem um parque de estacionamento privado e vigiado. Contudo, por fora não se tem noção do que nos espera no interior do complexo. Após passar a área da recepção, dará finalmente de caras com a piscina da brasserie e a linda decoração da casa, envolvendo diversas texturas, cores, e muito bom gosto. O uso da madeira, incluindo paletes deste mesmo material, é constante, e é evidente que os proprietários do espaço fazem bom uso de materiais sustentáveis e facilmente recicláveis, fazendo o reaproveitamento de várias peças e dando um toque mais humano e autêntico à esplanada.

No edifício adjacente à piscina está a sala de jantar, decorada com certos detalhes africanos numa perfeita harmonia entre a tecnologia e o pano, o africano tradicional e o africano chic, mais moderno. Uma das paredes laterais é coberta por um longo espelho de vidro que dá-nos a ilusão da sala ser maior do que realmente é, e sempre que se abre ou fecha a porta de entrada ouvirmos o canto de passarinhos (não passarinhos vivos: é apenas um efeito sonoro automático).

A sala tem a capacidade para cerca de 35 lugares sentados; é, por isso, um restaurante intimista e aconchegante, perfeito para encontros a dois. Para quem goste deste tipo de decoração, é uma das salas de jantar mais bonitas da capital.

A Gastronomia

O conceito da gastronomia do Brasserie Bento é simples: “Ou é feito aqui, ou vem de França,” diz-nos o gerente Oscar Moreira. Existe uma preocupação muito grande em oferecer ao cliente uma experiência nitidamente francesa, e por isso o restaurante faz questão de importar, directamente da França e por via aérea, 200 a 250 kg de produtos frescos. O impacto no menu do Brasserie é óbvio: este é o único restaurante em Luanda onde é possível comer foie gras fresco, ostras francesas, entrecôte vindo directamente de talhos franceses, perna de borrego, e mais. O que não é necessário importar – falamos especificamente de gambas, lagosta, e outros produtos da costa angolana – é comprado no mercado local. Para o chef Mathieu, responsável máximo da cozinha da brasserie, é o melhor dos dois mundos.

O resto é feito no próprio restaurante. Os pasteleiros da brasserie, comandados pela chef Judite, são responsáveis pelo pão quente que é servido no couvert acompanhado de manteiga francesa; é a chef Judite também a responsável pelas deliciosas e famosas sobremesas do Brasserie Bento, que em alguns casos chegam a ser melhor que a entrada e o prato principal.

O sofisticado menu do Brasserie Bento contém outros pratos que não são comuns nos restaurantes de Luanda, tais como o Carpaccio de Saint-Jacques (carpaccio de vieiras com sumo de lima, 6.500 AKZ), a já mencionada Terrine de Foie Gras (6.500 AKZ), linguiça Andouillete com sauce moutarde (molho de mostarda, 7.000 AKZ) ou o clássico Entrecôte com sauce bearnaise (7.000 AKZ). Há também o menu da piscina, com snacks, saladas, sandes e pizzas (os preços do menu da piscina variam entre os 3.000 aos 6.000 AKZ) e, para dias de trabalho, o prato do dia (4.000 AKZ).

Uma típica refeição no Brasserie Bento

Na nossa última visita ao Brasserie Bento, deixamos os nossos destinos degustativos nas mãos do Oscar e do chef Mathieu: eles escolheriam o conteúdo da nossa refeição. Começamos com uma pequena salada de gambas grelhadas, em que a apresentação do prato foi tão boa quanto ao sabor das gambas, grelhadas na perfeição; seguiu-se uma outra salada, desta vez com peito de frango, tomate cereja francês (sim, por incrível que possa parecer, o sabor e a textura são diferentes do tomate cereja vendido cá) e croutons. De realçar que este é dos poucos restaurantes que conhecemos em Luanda com uma bela e composta selecção de saladas.

O campeão entre as entradas: o foie gras com ovo no forno, pois claro. O foie gras fresco é servido por cima de tiras de pão caseiro torrado; já os ovos vieram numa minúscula panela de barro com a gema ainda mole. Naturalmente, besuntamos o pão com foie gras na gema e o resultado foi algo de outro mundo…

Entrecôte com sauce Béarnaise é um dos mais famosos pratos da gastronomia francesa, presente em bistros e brasseries pelo mundo afora. Não podia ser diferente no Morro Bento. Como referido, o entrecôte usado neste restaurante vem directamente de um talho parisiense; o único tempero antes de ir para a grelha é sal grosso, tal a qualidade da carne.

Contudo, o nosso prato preferido no Brasserie Bento – e um que já tivemos o prazer de comer várias vezes, em diversas ocasiões – é o Souris d’agneau braisé au four aux aromates, ou, em português, Borrego estufado três horas no forno com ervas aromáticas, acompanhado com puré de batata. É um dos pratos mais ambiciosos no menu da brasserie mas também um dos mais populares; a carne e tão tenra que practicamente cai do osso. Delicioso.

Para os apaixonados de peixe, recomendamos a posta de salmão (importado, claro) braseada; a pele vem toda crocante, uma textura que contrasta lindamente com a carne tenra, macia e saborosa do salmão. Este prato vem servido com tempura de vegetais.

Para terminar, de forma doce…

Não cometa o erro de sair do Brasserie Bento sem provar as sobremesas. Não mesmo. Existem vários restaurantes em Luanda com deliciosas sobremesas. Mas as deste espaço, feitas pela Chef Judite, responsável pela pastelaria da Brasserie, estão noutro nível. Somos capazes de vir aqui só pelas “Chouquettes de Lila” (chouquettes recheadas com creme com sabor a baunilha) e o “Café Gourmand” (variedades de doces – incluindo uma criminosamente minúscula tarte de chocolate – com café). A melhor opção é pedir o Café o Thé Gourmand: vem com variedades de doces (é sempre uma seleção diferente, dependendo da disposição da Chef Judite) com café ou chá. Outra excelente escolha é o petit gateaux, um dos melhores da cidade.

O que beber…

Destaque tem de ser dado à carta de vinhos da Brasserie, dominada, claro está, por vinhos franceses. Mas como sempre, há alguns vinhos portugueses para os mais teimosos. Não saia de lá sem provar pelo menus um dos cocktails da casa.

Ao sair…

Talvez opte por beber um cocktail a beira da piscina, ou relaxar o estômago repleto numa dos vários sofas confortáveis lá fora, e contemplar o que acabou de comer. Depois, há que planear a próxima visita…

Brasserie Bento

Tel: (+244) 925 906 936 | 931 359 801
Location: Morro Bento, ao pé da Clínica Multiperfil (ver mapa)
Brasserie Bento Facebook


Brasserie Bento: The Best of French Gastronomy in Luanda

Located in sprawling Morro Bento, adjacent to the Multiperfil Clinic, Brasserie Bento is a little piece of France in Angola, an oasis of excellent taste, sustainability and elegance, where the love of French cuisine is on full display in every forkful. Opened in March 2017, this Brasserie has already become a hit among the ever more demanding local community; it’s hard to get a table on weekends not just because of the food but also because of the ambiance. Because Brasserie Bento is more than just a restaurant: it’s also a pool bar, lounge and hotel.

But what exactly is a brasserie? In the restaurant’s own words:

In France and the Francophone world, a brasserie is a type of French restaurant with a relaxed setting, which serves single dishes and other meals. The word brasserie is also French for “brewery” and, by extension, “the brewing business”. What is Brasserie Bento? Is a typical French brasserie with an African touch. A great place in Luanda, where you can enjoy refined French cuisine, excellent French wine, amazing cocktails, spend a relaxing day near the swimming pool.

Brasserie Bento’s sophisticated menu is definitely French (as is the chef) and has dishes that you probably won’t find in any other Luanda restaurant, such as Carpaccio de Saint-Jacques (a scallop carpaccio with lime juice, 6,500 AKZ), Foie Gras Terrine (6,500 AKZ), Andouillete sausage with sauce moutarde (7,000 AKZ) or the classic Entrecôte with sauce bearnaise (7,000 AKZ). There’s also a separate menu for the pool area featuring snacks, salads, sandwiches and pizzas (prices range from 3,000 to 6,000 AKZ) and, on weekdays, the daily special (4.000 AKZ). The majority of the products are imported from France. We’ve only had a chance to try their delicious smoked salmon and mozzarella sandwich (the bread is made in house [3,000 AKZ]) and a refreshing mojito, but we’ll be back very soon to try the rest of the menu.

But this Morro Bento version of a brasserie is special: besides everything described above, it also hosts live music nights featuring intimate acoustic concerts, and you can even rent the space for private events. On weekends, it’s a good place to take the little ones.

The Space

As you enter the brasserie’s compound you’ll probably breath easier after realizing that they have private parking, under constant surveillance. When seen from outside, it’s hard to realize just how large the area is and what’s beyond the walls. After you walk through the reception area, you’ll finally see the pool and the tasteful afro-chic décor featuring a diverse range of textures, colors and materials. The use of wood is a constant throughout, including in the furniture, much of which is made with wooden palettes. It’s clear that the owners made a special effort to use sustainable, recyclable materials; much of it is reclaimed and given a new lease of life at the restaurant, giving the outdoor area a more authentic, human touch.

Adjacent to the pool is a small structure that houses the dining room, decorated with numerous local motifs in a perfect harmony between technology and decorative cloth, and tradition African design with a modern afro-chic aesthetic. One of the walls features a long mirror that makes the room seem larger than it really is, and each time you open and close the door you hear birds chirping (not real birds though; it’s just a recording).

The dining room has the capacity for 35 people, making this a cozy, intimate place perfect for dates. For people into this type of décor, it’s one of the most beautiful dining rooms in the city. 

The Food

Brasserie Bento’s approach to gastronomy is quite simple: “The food is either made at the restaurant or imported from France”, explains General Manager Oscar Moreira. There’s a real, concerted effort to offer diners a quintessentially French experience, so the restaurant makes it a point to import most of their ingredients directly from France by air. We’re talking about 200-250 kg worth of fresh ingredients per week. Their impact on the menu is obvious: it’s the only restaurant in Luanda where it’s possible to eat fresh foie gras, French oysters, steak from French butchers, leg of lamb, and more. What doesn’t have to be imported – we’re talking specifically of prawns, lobsters, and other types of Angolan seafood – is bought on the local market. For Head Chef Mathieu, it’s the best of both worlds.

The rest is made on premisses. Brasserie Bento’s pastry team, headed by chef Judite, are responsible for the homemade bread served before the meal with French butter; chef Judite is also responsible for the Brasserie’s famous, delicious desserts, some of which are better than the main course.

Brasserie Bento’s sophisticated menu has other dishes that are impossible to find in other Luandan restaurants, such as Carpaccio de Saint-Jacques (a scallop carpaccio with lime juice, 6,500 AKZ), the aforementioned Foie Gras Terrine (6,500 AKZ), Andouillete sausage with sauce moutarde (7,000 AKZ) or the classic Entrecôte with sauce bearnaise (7,000 AKZ). There’s also a separate menu for the pool area featuring snacks, salads, sandwiches and pizzas (prices range from 3,000 to 6,000 AKZ) and, on weekdays, the daily special (4.000 AKZ).

A Typical Meal at Brasserie Bento

On our last visit to Brasserie Bento, we gave ourselves over to Oscar and Chef Mathieu: they’d choose our entire meal. We started with a grilled prawn salad; the presentation was as good as the dish itself, with the prawns grilled to perfection. Another salad followed, this one with thinly sliced chicken breast, French cherry tomatoes (yes, as incredible as it may sound, they’re very different from the local cherry tomatoes) and croutons. It’s worth mentioning that this is one of the few restaurants in Luanda that we know of with such a robust salad menu.

The champion of the appetizers, as you might have guessed, was the foie gras with oven-baked eggs, of course. The foie gras is served on top of toasted homemade bread, while the eggs are baked in a minuscule Le Creuset Dutch oven with the yolk still runny. Naturally, we dunked the bread with foie gras into the yolk; the result was something delicious.

Brasserie Bento’s take of Entrecôte with Béarnaise sauce and fries, the classic Steak Frites of French cuisine present in brasseries and bistros all over the world, was our first entrée. As mentioned above, the steak is sourced directly from a French butcher. Before being placed on the grill, its only seasoning is course sea salt, such is the quality of the meat.

However, our favorite dish at the Brasserie – and one we’ve had the opportunity to eat several times, in different occasions – is the Souris d’agneau braisé au four aux aromates, or, in English, Leg of lamb slow-cooked for three hours in the oven with aromatic herbs and a side of mashed potatoes. It’s one of the Brasserie’s most ambitious dishes but also one of its most popular; the meat is so tender it practically falls of the bone. So good…

For fish lovers, we recommend the salmon (imported, of course); the skin is crisped up, which contrasts beautifully with the salmon’s nuanced, tender, tasteful meat. It’s accompanied with vegetable tempura.

And Finally, a Sweet Finale

Don’t, under any circumstances, make the mistake of leaving Brasserie Bento without trying dessert. Do not. There are several restaurants in Luanda with very good dessert. But the ones made here, by pastry chef Judite, are on another level altogether. We’re capable of making the trip to Brasserie Bento just to have another helping of “Chouquettes de Lila (choquettes stuffed with vanilla cream) and the “Café Gourmand” (a selection of house desserts – including a criminally tiny chocolate pie – and coffee). Your best option is to order the Café or Thé Gourmand: it always contains a selection of different desserts (chef Judite makes a different selection each time) and served with your choice of coffee or tea.

What to Drink

Pay special attention to Brasserie Bento’s wine list. It’s dominated by French wine, which you might have surmised by now. French wines aren’t easy to come by in Luanda. However, there is some Portuguese wine available for those of you who can’t live without it. Make sure you try some of the cocktails, as they’re very well made. 

As you leave…

Perhaps have a cocktail by the pool, or relax your full stomach on one of the chaise lounges outside and contemplate about the food you’ve just devoured. Then figure out when’s the next time you’ll visit this place…

Brasserie Bento

Tel: (+244) 925 906 936 | 931 359 801
Location: Morro Bento, adjacent to Clínica Multiperfil (see map above)
Brasserie Bento Facebook

Comments

comments