Semana da Cozinha Italiana em Angola: As colinas do Prosecco em Valdobbiadene

In Italian, News, Recipes, Vinhos by Luanda NightlifeLeave a Comment

Em 2008, iniciou-se o projeto de reconhecimento das colinas de Conegliano Valdobbiadene em Patrimonio Unesco. É, na verdade, uma paisagem cultural real, onde o trabalho dos produtores de vinho ajudou a criar um ambiente único.

No contexto geográfico particular do Conegliano Valdobbiadene, nas encostas dos Prealpes, na curva do rio Piave, o trabalho dos camponeses utilizou os aspectos paisagísticos e as qualidades climáticas para criar um habitat de harmonia e beleza particular onde os assentamentos humanos embelezam os caracteres naturais. A Convenção da UNESCO identifica-a como uma “paisagem cultural”, ou seja, um site que se origina da atividade combinada do homem e da natureza.

A paisagem é o resultado de características geomorfológicas e climáticas únicas, particularmente favoráveis ao cultivo de videiras, que o trabalho do homem tem em parte moldado.

Os assentamentos humanos remontam em grande parte a um período entre os séculos XI e XVI. O grau de conservação da paisagem agrária é excelente para a parte montanhosa, caracterizada pela complexidade da paisagem e os tipos de cultivo inalterados desde os tempos mais antigos.

As representações desta paisagem histórica estão presentes na iconografia de artistas locais de idade remota, mas sobretudo em dois grandes mestres do Renascimento italiano, Giovanni Battista Cima da Conegliano e Giovanni Bellini.

O site é caracterizado pela produção de vinho e vinho espumante de qualidade. Os produtos de símbolos são a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) “Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore” e a DOCG “Superiore di Cartizze”, aos quais são adicionados os produtos da Denominação de Origem Controlada (DOC) “Refrontolo passito – Marzemino”, DOC “Colli di Conegliano Bianco” e DOC “Colli di Conegliano Rosso”, denominações que representam um atributo exclusivo do site.

A tradição secular de viticultura e produção de espumantes em Conegliano é uma base técnica que possui séculos de pesquisa e experimentação de campo, através das Academias Agrárias do século XIX, a primeira Escola Enológica Italiana fundada em 1876 e o Instituto Experimental para a Viticultura (CRA) em 1923 e, finalmente, a sede do Bacharelado em Viticultura e Enologia da Universidade de Pádua. Tudo isso contribuiu fundamentalmente para o desenvolvimento de um famoso distrito de spumante ao redor do mundo.

Fresco, versátil e moderadamente alcoólico, o Prosecco de Conegliano Valdobbiadene se presta a múltiplas ocasiões de consumo.

Ele tornou-se famoso no mundo como o rei do aperitivo, um rito que agora se espalhou internacionalmente, afirmando um estilo tipicamente italiano. No entanto, graças à variabilidade da dosagem de açúcar, também é adequado para um consumo completo de refeições, especialmente na versão brut.

Tem que ser servido sozinho, nunca misturado, e o segredo da combinação é combinar sua personalidade elegante e nunca invasiva com preparações que fazem emergir as matérias-primas, graças a cozimentos que retém os sabores e aromas originais.

As características do Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore são totalmente expressas no ano seguinte à colheita. Ao longo dos anos, os perfumes evoluem do frutado floral para os mais maduros e vinhos. As garrafas devem ser armazenadas em um ambiente fresco e seco, longe de fontes de luz e calor.

O Prosecco de Conegliano Valdobbiadene é servido a uma temperatura entre 6° e 8° C, e para provar é indicado um cálice de tulipa bastante grande que cara apreciar os aromas em suas riquezas. A flute e a taça não são recomendadas.

A Estrada do Prosecco e dos Vinhos das Colinas de Conegliano Valdobbiadene, com um total de 120 quilômetros entrando e subindo pelas colinas de Conegliano a Valdobbiadene, orienta o visitante entre vinhas ininterruptas e aldeias onde pode-se respirar o sabor da arte da vinificação dessas terras, concedendo vislumbres e paisagens de beleza autêntica e grande encanto, juntamente com testemunhos medievais, eremitérios, igrejas seculares, traços da história rural civil e religiosa da população local, sem esquecer a oportunidade de encontrar, nos muitos restaurantes espalhados ao longo da rota, a cozinha e os produtos típicos.

O Consórcio do Prosecco é um órgão privado de interesse público e inclui todas as categorias de produtores: viticultores, vinicultores, engarrafadores. Em 2015, a produção de Conegliano Valdobbiadene DOCG foi de 83,7 milhões de garrafas, das quais 95% de vinho espumante. As expedições no exterior mostraram um crescimento significativo nas importações em muitos países africanos (Consorzio TUTELA DEL VINO CONEGLIANO VALDOBBIADENE PROSECCO – WWW.PROSECCO.IT)

Comments

comments