Top 20 Chefs de Angola: a celebração da gastronomia angolana em livro

In Angolan, Features, LNL Promoções, News, novidades by Luanda Nightlife2 Comments

Que livro. O lançamento do Top 20 Chefs de Angola – Sabores do Mundo com Thermomix foi um dos maiores acontecimentos no sector de restauração angolano em 2015 por reunir no mesmo livro cerca de 100 receitas dos melhores chefs a trabalhar no país neste momento. Este livro da Thermomix, distribuidores oficiais da máquina Bimby em Angola, é provavelmente o primeiro livro a fazer isso na história do país. É um trabalho que celebra os nossos chefs e é uma grande mais valia para os milhares de chefs amadores nas milhares de cozinhas caseiras espalhadas por este país.

O livro em si é lindo. Contém inúmeras fotos de elevada qualidade não só de todas as receitas mas também dos próprios chefs. Pode ser companheiro de cozinha que com certeza servirá como inspiração para explorar os segredos da gastronomia angolana e, quem sabe, elaborar as suas próprias receitas.

Cada chef partilha connosco a receita de uma bebida, de dois pratos principais e de uma sobremesa, todas elas confeccionadas com a Bimby. Verá que a diversidade de sabores, texturas, pratos e cores é realmente impressionante. Perfilam neste livro alguns chefs já conhecidos pelos leitores deste portal e alguns que ainda não tiveram a oportunidade de apreciar.

O Top 20 Chefs de Angola está a ser comercializado no Kero, na Livraria de Luanda (junto à União de Escritores) e na Loja da LeYa no Talatona Park.

Durante os próximos dias o LNL irá disponibilizar duas receitas do livro aqui no portal. Hoje, poderá ler o editorial de Teresa Vieira, Partner da Thermomix em Angola, e o prefácio de Helt Araújo, um dos 20 chefs angolanos destacados neste livro.


Editorial Teresa Vieira

Teresa Vieira

Esta nova aventura gastronómica apresentou-nos 20 Chefs e 20 equipas maravilhosas que existem com o firme propósito de nos oferecer prazeres… sejam os da carne (literalmente), os prazeres do peixe, ou ainda os pecaminosos prazeres dos doces!

Estes 20 Chefs, Almiro Cajiji, António Tavares, Baptista Damião, Bruno Oliveira, Carlos Lourenço, Dominos Nogueira, Heliton Rodrigues, Helt Araújo, Joelson António, Manuel Rodrigues, Marilene de Boa Morte, Miguel Borges, Miguel Flaminio, Octávio Neto, Orlando Quaresma, Pedro Rezende, Raquel Pimenta, Ricardo Braga, Rui Sá e Sismundo Conceição, desenvolveram para o Top 20 menus absolutamente deliciosos, privilegiando a utilização de ingredientes da Terra, reinventando sabores ancestrais, com uma nova identidade, jovem, cosmopolita e gourmet, gritando bem alto “o que é nacional é bom!”.

Começamos cada refeição com os sentidos bem apurados. Em primeiro lugar a visão – porque o bom empratamento é um apelo ao desejo -, seguida do olfacto – o aroma desperta as glândulas salivares fazendo “crescer água na boca” e anima, mais uma vez, o desejo -, e finalmente o paladar – a língua, a boca, o palato envolvem sensualmente cada garfada deleitando-nos com finito prazer, que se renova a cada refeição, até ao fim dos nossos dias.

Quer nas cozinhas particulares, quer nas profissionais, a insubstituível Thermomix revela-se, desde 1961, uma parceira de peso e de grande valor na confecção de molhos de texturas aveludadas, na precisa preparação de ingredientes, ao cozinhar todo o tipo de pratos, bebidas e sobremesas, mantendo as características verdadeiras do produto original, e simultaneamente garantindo sempre resultados perfeitos. Leiam-se os testemunhos dos nossos queridos Chefs Top 20, que encontraram na Thermomix® uma parceira infalível na interpretação da sua arte, uma verdadeira confidente dos segredos mais auspiciosos da sua cozinha de autor.

Alta tecnologia, qualidade, fiabilidade, produto premium, togo de gama, o que quer que chamemos à Thermomix, ela é verdadeiramente TOP, como os nossos Chefs!

Associado ao “bom prato” vem invariavelmente o “bom copo” e a Cinco Sentidos traz-nos uma excelente e criteriosa Garrafeira com a selecção dos melhores vinhos que vamos saborear até à última gota.

Para quem hoje não quer cozinhar, inspire-se e abra o TOP 20 no Directório de Restauração. Escolha o melhor restaurante e reserve a sua mesa aconselhado pelo Cláudio Silva, gastrónomo e mentor do prestigiado website Luanda Nightlife.

Sentados à mesa mais uma vez consigo, desejamos que a nossa alimentação não seja nunca um mero exercício em frente de um qualquer ecrã mas sim um momento de celebração, de gratidão e de puro prazer.

Bom apetite com os sabores da terra!

– Teresa Vieira


Prefácio Helt Araújo

Helt Ara£jo

 

A Thermomix é gastronomia. É parte integrante deste novo universo.

É cultura. É ferramenta social da nova culinária, é a valorização do património gastronómico para as nossas casas e, sem dúvida, o maior elo entre a cozinha e a família em torno das novas tecnologias num mundo cada vez mais global.

A Thermomix tem contribuído para aumentar as delícias do amor e a confiança da amizade. Desarma a ira e facilita os tratos e nos oferece, ao curto trajecto e tempo das nossas vidas, o único prazer que, não sendo seguido de fadiga, nos revigora de todos os outros.

Trajecto este, que foi e é, feito com muita dedicação e amor por toda a equipa da Thermomix Angola que muito contribuiu para tornar este projecto em realidade.

O meu bem-haja para toda a família Thermomix Angola e para os Chefs que prontamente se envolveram de alma e coração, com todo o seu glamour, nesta edição de sucesso. Este livro é exclusivamente dedicado a nós, profissionais de cozinha, mas adaptado às donas de casa, aos cozinheiros amadores, às grandes famílias e aos solteiros, porque cozinhar na Thermomix® é para todos, sem excepções.

A descoberta da Thermomix faz mais pela felicidade do género humano do que a descoberta de uma nova estrela.

– Chef Helt Araújo

Thermomix Chefes

What a book. The launch of Angola’s Top 20 Chefs was one of the restaurant industry’s major events this year; the book features about 100 recipes from some of the best chefs currently working in Luanda. Angola’s Top 20 Chefs was released by Thermomix, the official Bimby distributors in Angola, and is probably the first book of its kind in the country. It’s a body of work that celebrates our chefs and offers thousands of amateur cooks the opportunity to cook their food in the comfort of their own kitchens. 

The book itself is beautiful. It has high-quality, vivid photographs not just of all the dishes but of the chefs themselves; it makes for an excellent kitchen companion and will certainly inspire you to explore Angolan cuisine and come up with your own recipes.

Each chef shares the recipe for a drink, two main courses and a dessert, all of them made with the Bimby. The wide range of flavors, textures, dishes and colors is quite impressive. You’ll encounter some chefs you’ve seen before here on LNL, and many more that you haven’t and ought to meet. 

Angola’s Top 20 Chefs is currently sold at Kero, Livraria de Luanda (next to the União de Escritores building), the LeYa store in Talatona Park. 

Over the next couple of days we’ll publish two recipes from the book; today we’ll leave you with Teresa Vieira’s editorial (she’s Partner at Thermomix Angola) and Chef Helt Araújo’s preface.

Comments

comments