Cous Cous Fest: gastronomia angolana brilha em Itália pelas mãos de Helt Araújo e Ricardo Braga

In Angolan, Features by Luanda NightlifeLeave a Comment

Com VerAngola

Angola está de regresso ao conceituado festival de Cous Cous, que decorre entre 20 e 23 de Setembro na cidade siciliana de San Vito Lo Capo, em Itália. Depois de no ano passado a estreante Elsa Viana ter garantido a Angola o segundo lugar no campeonato, este foram Helt Araújo e Ricardo Braga que subiram ao pódio.

Apesar de esta ser apenas a segunda participação do nosso país, esta é a vigésima edição do campeonato mundial gastronómico, que conta com 10 países a concurso (Angola, Estados Unidos da América, França, Itália, Israel, Palestina, Tunísia, Costa do Marfim, Marrocos e Senegal), uma centena de stands e quase 200 expositores.

O já mundialmente famosos Cous Cous Fest é um festival que junta culturas, idiomas e religiões à mesa, literalmente. São cerca de 80 os eventos que antecedem a grande competição gastronómica em que os países se enfrentam. O júri envolve 11 reconhecidos especialistas de cozinha e 120 populares.

Angola ganhou o prémio “Melhor Cous Cous” pelo júri técnico e o prémio de “Melhor Apresentação”.

Helt Araújo é acompanhado pelo seu sócio, o chef Ricardo Braga. É provavelmente o chef angolano mais conhecido. Chef de cozinha e director de Food & Beverage no Guapa Catering, Helt, natural de Benguela, foi distinguindo pela Academia Internacional de Gastronomia como Chef do Futuro.

Formado na Escola de Turismo de Lisboa, já trabalhou no “mítico” El Bulli na Catalunha (3 estrelas Michelin) e no restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais (1 estrela Michelin).

O próximo passo do Chef é a abertura de um espaço em nome próprio, em Luanda. O projecto, que se chamará Xenú, tem como objectivo colocar Angola no mapa dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Veja aqui o momento em que Helt Araújo e Ricardo Braga ganharam o prémio.

O prato vencedor:

Comments

comments