Angola Restaurant Week 2017: Os Vencedores

In Luanda Nightlife Awards, Luanda Restaurant Week by Luanda NightlifeLeave a Comment

O evento de encerramento da 4ª edição Angola Restaurant Week 2017, a maior iniciativa gastronómica do Luanda Nightlife, aconteceu anteontem no Origami Terrace, no Hotel Epic Sana, com a presença dos restaurantes aderentes e algumas figuras públicas.

A iniciativa gastronómica, graças aos seus participantes, angariou com a venda dos menus 2.192.000 AKZ para o Orfanato Pequena Semente, do Cacuaco, e o mesmo valor para o Centro Dom Bosco, do Sambizanga, num total de 4.384.000 AKZ – correspondente a um total de 8.768 menus vendidos. Os representantes das instituições de cariz social estiveram igualmente presentes no evento, e proferiram algumas palavras de agradecimento com a entrega dos cheques de doação.

Comparativamente ao ano passado, houve um aumento de 3% na venda de menus, contribuindo para este crescimento restaurantes como o K Luanda Chic, La Piazza, Origami, entre outros. Os restaurantes Brasserie Bento, Viva Luanda e Seven Senses, estreantes nesta 4ª edição gastronómica, também apresentaram um número considerável de menus vendidos.

“Mesmo em ano de uma agravada crise económica e com um feriado no meio da semana, o Angola Restaurant Week superou os números do ano passado no que toca a restaurantes aderentes, menus vendidos e montante doado para projectos sociais. O Angola Restaurant Week já faz parte do calendário cultural local”, afirmou Cláudio Silva, mentor da iniciativa e responsável deste portal.

A par dos números, foram também anunciados os resultados dos restaurantes vencedores, escolhidos por votação pública online pelos participantes. Várias centenas de pessoas participaram na nossa sondagem e elegeram os restaurantes onde tiveram as suas melhores experiências Restaurant Week. Depois de termos compilado os dados e totalizado todos os votos, é com muito prazer que anunciamos os vencedores dos prémios Angola Restaurant Week 2017. As categorias foram as seguintes:

  • Melhor Entrada do Angola Restaurant Week (Voto Público)
  • Melhor Prato do Angola Restaurant Week (Voto Público)
  • Melhor Sobremesa do Angola Restaurant Week (Voto Público)
  • Restaurante com Melhor Atendimento do Angola Restaurant week(Voto Público)
  • Melhor Experiência do Angola Restaurant Week (Voto Público)
  • Melhor Restaurante do Angola Restaurant Week (Seleção do Júri LNL)

Sem mais rodeios:

Os Vencedores

Melhor Entrada do Angola Restaurant Week: Viva Luanda

Garoupa marinada, gel de pimentas confit com mel, sobre pingos de maionese caseira com apontamentos de tomate seco

Melhor Prato Principal do Angola Restaurant Week 2017: Kook

Lagosta numa feijoada e coentros

Melhor Sobremesa do Angola Restaurant Week 2017: Esplanada Grill da Ilha

Grand Gateau

Melhor Menu do Angola Restaurant Week 2017: Brasserie Bento

Menu Brasserie Bento

Melhor Atendimento do Angola Restaurant Week 2017: Viva Luanda 

Melhor Experiência do Angola Restaurant Week 2017: Kook

Melhor Restaurante do Angola Restaurant Week 2017: Brasserie Bento

Fundamentação

Foi uma escolha dificílima, mas no fim a decisão da organização do Angola Restaurant Week foi unânime.

Este ano, escolhemos o Melhor Restaurante do Angola Restaurant Week com base nos seguintes critérios:

  1. Restaurante serviu o menu Restaurant Week durante o almoço e o jantar;
  2. A ementa do restaurante foi original e cativante, ou seja, demonstrou interesse pelo evento;
  3. A ementa do almoço e jantar foram diferentes;
  4. O restaurante promoveu o ARW nas suas redes sociais;
  5. Restaurante não exigiu reservas e entregou-se ao espírito do ARW.

No fim, sobraram poucos restaurantes; dos que sobraram, houve um que se destacou pelo feedback que recebemos pelo nossos leitores e dos membros do nosso júri. O Brasserie Bento entregou-se ao espírito do Angola Restaurant Week de corpo e alma. Não impôs limites de menu ARW vendidos por dia, não impôs reservas, e não criou constrangimentos para os seus clientes. Foi dos restaurantes que recebeu menos críticas negativas do público. Não diminuiu a qualidade do seu menu por se tratar do Restaurant Week, oferecendo pratos de excelente qualidade feitos com os melhores ingredientes do mercado local e francês. Vendeu quase o mesmo número de menus – 443 – que restaurantes muito maiores, apesar de ser um espaço relativamente pequeno.

Os nossos parabéns a toda equipa do Brasserie Bento.

Em segundo lugar, a organização tem de parabenizar também a excelente estreia do Viva Luanda. O voto público reflete o grande empenho deste restaurante: venceu a categoria de Melhor Entrada e Melhor Atendimento. No seu primeiro ano de Restaurant Week, abraçou a causa com esmero.  A entrega de toda a equipa do Viva Luanda reflete-se no voto popular.

O outro grande vencedor da noite foi o Kook, o restaurante mais premiado da história do LNL. O Kook participou no Angola Restaurant Week nos anos de 2014, 2016 e 2017, e sempre que participa é premiado em pelo menos uma categoria.

Os restaurantes vencedores de todas as categorias receberão publicidade gratuita na plataforma do Luanda Nightlife durante uma semana.

A todos os restaurantes aderentes, o nosso muito obrigado. Foi, até agora, o maior Angola Restaurant Week de sempre.

Comments

comments