Clube Nómada & LNL Apresentam: 3ª Edição do 5 Chefs – 5 Pratos – 5 Vinhos

In Features, Jantares vínicos, LNL Events by Luanda Nightlife1 Comment

Por Hildérico Coutinho, Escanção/Sommelier

Mais uns bons meses foram necessários até se encontrar o clima favorável à realização deste glamoroso evento que muito se ficará a dever a Amadeu Ferreira, que como Director de F&B abriu desde logo as portas deste novo local que é uma das novas coqueluches de Luanda e que até no nome a celebra. Não será fácil encontrar melhor expressão para se coadunar com este evento: Viva Luanda!

Às portas do Miramar, o mais nobre bairro da cidade e juntinho ao Cemitério Alto das Cruzes como que para poder homenagear alguns dos mais ilustres luandenses que aí repousam.

Quem tem obrigação de não deixar ficar mal tão ilustres vizinhos é o Chef Anfitrião Pedro Teixeira e dada a avultada clientela já criada em tão pouco tempo de laboração estamos em crer que é o que tem acontecido. Nascido em 1977 no Porto onde teve a sua formação na escola de hotelaria e por onde deu os primeiros passos em alguns dos mais emblemáticos restaurantes da cidade, onde destaco o Casarão do Castelo, local de belos serões passados, e a Marisqueira Mauritânia, talvez a mais conhecida de Matosinhos. Teve a sua primeira experiência além portas na fria Suíça e de onde voltou para trabalhar com um dos mais renomados cozinheiros portugueses, o Chef Cordeiro. Mas o bichinho das aventuras extraterritoriais levou-o primeiro a Moçambique e finalmente a Angola para ingressar primeiro no Moment’s e finalmente para abraçar desde o primeiro dia este belo projeto do Viva Luanda.

Chef Pedro Teixeira

O primeiro dos Chefs convidados a entrar em ação será a única mulher presente neste evento e que tão boa conta tem dado de si nos já realizados. Falamos é claro da meninona de coração de ouro, Marilene de Boa Morte, nascida em 1983 em S. Tomé e Príncipe. Anda desde tenra idade nestas lides, tendo frequentado a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e estagiado no Hotel Altis Belém, distinguido com uma estrela Michelin. Passou depois para o Darwin’s Café na Fundação Champalimaud onde permaneceu por três anos antes de decidir rumar a Angola para trabalhar como chefe executiva do Palmeiras Lounge em 2013.

Chef Marilene

António Domingos Canganjo nascido em Cacuaco em 1989 teve uma formação exclusivamente angolana. Começou como ajudante de cozinha num pequeno restaurante e depois entrou na alta-roda pela mão do Grupo Dreams Leisure e no HCTA conseguiu chegar a cozinheiro de 1ª categoria. Ascendeu posteriormente a subchefe no Kymbu, outro restaurante do grupo e de onde saiu para liderar até hoje a cozinha do Futila Beach Resort em Cabinda.

Chef Canganjo

Marcos Magalhães nasceu em 1988 em Coimbra e por onde ficou até finalizar os seus estudos na Escola de Hotelaria daquela cidade, tendo no entanto começado a sair da casca com estágios em dois locais emblemáticos do Douro, o Solar da Rede e o Restaurante DOC em Folgosa. Tornou-se um autêntico globetrotter tendo passado por bastantes espaços com destaque para um ano de trabalho na Quinta da Romaneira, na altura o mais caro Hotel de Portugal. Em 2013 amarou em Luanda para inaugurar o Taymar e passando depois pelos espaços K. Voltou a Portugal, mas as saudades sempre estiveram presentes e aí está ele de volta ao Taymar com vontade de o iluminar…

Chef Magalhães

Octávio Neto, luandense nascido em 1984 anda há mais de uma dúzia de anos brincando com os tachos e conseguiu com isso um percurso digno de registo, tendo passado em Portugal pelo Fortaleza do Guincho (uma estrela Michelin) e depois pelos restaurantes da Lanidor onde cresceu e de onde saiu já com a categoria de subchefe. Em Angola, desde 2011, passou pelo Hotel Praia Mar, Hotel Samba, Roça das Mangueiras aterrando finalmente no Coconuts em 2014. Em obras há já uns largos meses, tomou conta do projeto irmão, o Café del Mar. Defende a cozinha de fusão e tenta usar ao máximo os produtos locais usando ideias simples mas “saborosas”. É este o seu lema!

Chef Neto

O Menu

 

1º MOMENTO (Marilene de Boa Morte)

Lagosta em três texturas

Vinho Surpresa

2º MOMENTO (António Domingos Canganjo)

Cherne na grelha fumando e charutos crocantes de mengueleca

Vinho Branco Surpresa

3º MOMENTO (Marcos Magalhães)

Peito de frango em crosta de frutos secos com puré de queijo de cabra e ginguba e legumes na grelha

Vinho Branco Paulo Laureano Premium Vinhas Velhas 2014

4º MOMENTO (Pedro Teixeira)

Risotto de abóbora com cachaço confitado ao alecrim

Vinho Tinto Herdade do Portocarro 2011

5º MOMENTO (Octávio Neto)

 Pedra de múcua e chocolate em jardim de catatos

 Vinho do Porto Late Bottled Vintage Surpresa

 

 

DATA: 26 ABRIL 2017

HORA: 20H00 (Começa impreterivelmente às 20h30)

LOCAL: Restaurante VIVA LUANDA

PREÇO: 21.000 Kz

RESERVAS:

hilderico@gmail.com

928157303| 912939018

amadeu.ferreira@vivaluanda.com

948973037

Atenção que este é um menu degustação, onde os pratos e os vinhos vão sendo apresentados ao longo do jantar. Assim sendo, quem se atrasar terá de se sujeitar a comer e a beber o que ainda faltar servir. Não será possível, até por questões logísticas, servir o menu desde o início. Por isso, não se atrasem que quiserem desfrutar na sua totalidade este fantástico jantar!

Hildérico Coutinho
Escanção/Sommelier